sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Como utilizar o WhatsApp na sua estratégia de marketing digital?

Você não sabe como utilizar o WhatsApp na sua estratégia de marketing digital? Então chegou ao lugar certo! Neste post você vai ver tudo que precisa saber para finalmente começar a usar essa ferramenta poderosa no seu negócio. Sem enrolação, vamos direto ao assunto, confira!

WhatsApp Business

O WhatsApp possui duas versões, sendo que a mais comum é voltada para o uso pessoal e o Business para o uso comercial. Pode parecer algo bobo, mas saber da existência dessa ferramenta e suas diferenças é extremamente importante. Na lista a seguir, veja os principais diferenciais do WhatsApp Business:

  • Perfil empresarial;
  • Mensagens programadas;
  • Catálogo;
  • Etiquetas.

Com o perfil empresarial, você consegue disponibilizar todos os dados importantes do seu negócio, como endereço, área de atuação, horário de funcionamento e e-mail. Além disso, no WhatsApp Business, você pode colocar os seus produtos em um catálogo fornecido pela plataforma, facilitando o acesso de clientes aos seus produtos pelo próprio aplicativo.

As mensagens programadas são perfeitas para agilizar e otimizar o atendimento. Você pode utilizar uma mensagem de saudação e/ou de ausência, por exemplo. Para melhor organização, a ferramenta ainda dispõe de etiquetas que podem ser colocadas em conversas, assim, consegue encontrar facilmente as mensagens que procura. Como exemplo, você pode criar uma etiqueta de pagamentos e colocar todas as mensagens relacionadas à pagamentos nela.

Atendimento ao cliente

O WhatsApp é conhecido como um aplicativo de mensagens utilizado principalmente para conversas e esse uso também é feito por empresas. Em outras palavras, você pode e deve utilizar o WhatsApp Business na sua estratégia de marketing digital como meio de atendimento dos seus clientes, como um serviço de SAC, por exemplo.

Essa forma de contato traz algumas vantagens para ambos os lados e você as verá no tópico a seguir.

Vantagens da comunicação pelo WhatsApp

Apesar de você estar no WhatsApp Business, seu cliente está no WhatsApp comum e para ele entrar em contato com sua empresa ele precisa expor o seu número de telefone. Consequentemente, já se tem uma comunicação muito mais pessoal, uma vez que não é comum as pessoas darem seus telefones para qualquer pessoa.

Com isso em mente, aproveite para estabelecer uma boa comunicação com o seu cliente, a fim de sanar todas as suas dúvidas e levá-lo à compra de algum produto ou a contratação de algum serviço. Ademais, a possibilidade de enviar mensagens automáticas pode agilizar muito o atendimento, deixando os seus clientes ainda mais satisfeitos.

Personalização

Com o WhatsApp Business você pode personalizar o atendimento aos seus clientes, selecionando os mais ativos, por meio de análises, e enviando ofertas únicas. Imagine que você é o dono de uma loja de roupas que está lançando uma nova linha de produtos de verão.

Para estimular os seus “melhores clientes” você decide enviar alguns vídeos animados para ele expondo e explicando o seu lançamento, além de enviar um cupom de 10% de desconto. Assim, aumentará e muito as chances de ele comprar algum produto e o manterá fiel a sua marca.

Fidelização de clientes

A fidelização de clientes por meio do WhatsApp Business é consequência natural de todos os benefícios que a ferramenta traz para o seu negócio. Sendo assim, com um bom atendimento, uma personalização para clientes específicos e todas as demais vantagens do aplicativo, você terá uma base constante de consumidores.

No entanto, cuidado para não mandar anúncios demais aos seus consumidores, lembre-se que o WhatsApp é um aplicativo pessoal utilizado para conversas rotineiras, ninguém vai gostar de ficar recebendo anúncios por lá diariamente. Ter noção disso é fundamental para utilizar o WhatsApp na sua estratégia de marketing digital.

Agora que já sabe como implementar o WhatsApp no seu negócio de maneira eficiente, que tal deixar um comentário aqui embaixo?



source https://guerrilhamkt.com.br/como-utilizar-o-whatsapp-na-sua-estrategia-de-marketing-digital/

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Como Contratar um Freelancer

Quando o seu negócio digital começa a crescer, é hora de procurar uma ajuda extra, mas pode ser que você ainda não esteja pronto para contratar seu primeiro funcionário, convém então, contratar um freelancer.

Freelancers são diferentes de funcionários fixos em alguns aspectos significativos, por isso, veremos isso e vamos ajudá-lo a contratar um.

O que é um freelancer?

Os freelancers são trabalhadores autônomos que geralmente trabalham em casa ou em suas próprias instalações e tendem a trabalhar para vários clientes diferentes em projetos distintos, muitas vezes ao mesmo tempo. Muitos deles se enquadram na categoria de Microempreendedor Individual (MEI).

É provável que você encontre freelancers em mercados mais criativos, como redação de blog, design, fotografia e web design, edição de vídeos, etc. Como os freelancers são autônomos, você não precisa se preocupar muito com questões de contratação e transações burocráticas, tanto de pagamentos como de contratação.

Freelancers cuidam de suas próprios tributações governamentais e você fica ausente de uma contratação formal. É essa flexibilidade que pode te ajudar nas a conseguir uma mão de obra qualificada e mais barata.

Onde encontrar freelancers

Se você fizer uma pesquisa no Google, provavelmente encontrará uma série de sites que conectam contratantes com um freelancer, como por exemplo: PeoplePerHour, Workana, 99 Freelas, Guru, Upwork, entre outros.

No entanto, antes de decidir que todos os seus problemas de contratação foram resolvidos, vale a pena dar uma olhada mais detalhada. Muitos dos anúncios em sites deste tipo oferecem taxas muito baixas – embora isso possa ser ótimo para aqueles que estão apenas começando, freelancers que são mais experientes frequentemente evitam esses sites por esse motivo.

Uma maneira de contornar isso, é anunciar sua vaga ou job em outros sites de empregos e também no Linkedin. Embora esses sites não sejam voltados especificamente para freelancers, existem vários deles lá que poderão se candidatar para a sua vaga/job.

Também vale a pena usar sua rede pessoal para encontrar alguém. Se outros proprietários de pequenas empresas podem te recomendar um freelancer, então você será capaz de de acertar mais rapidamente na contratação de um bom profissional.

Quanto custa os serviços de um freelancer?

Pode ser difícil saber quanto um freelancer cobra, pois as taxas variam muito. Alguns cobram apenas R$ 30 hora, enquanto outros mais experientes, cobram na casa das centenas.

Uma das coisas mais importantes a fazer, é avaliar seu orçamento. Se você não puder contratar um freelancer mais caro, poderá dispensar qualquer freelancer que cobrar mais do que uma certa quantia.

Com freelancers, é importante ter em mente que muitas vezes você recebe pelo o que pagou. Se você está disposto a pagar apenas um valor baixo, é provável que acabe contratando alguém que é muito novo na profissão ou ainda é um estudante e a qualidade do trabalho que eles produzem pode não ser o que você esperava. Então avalie bem esta questão.

Além disso, pode ser benéfico construir uma boa relação de trabalho com um freelancer, de modo que, assim precisar das habilidades dele novamente, você saberá exatamente para onde ir. Aqueles que cobram muito pouco, muitas vezes começam a cobrar mais caro com o passar do tempo, então se você quiser continuar pagando uma taxa muito baixa, é improvável que você consiga contratar a mesma pessoa para vários projetos.

Se você ainda não tiver certeza, a melhor aposta é conversar com a pessoa que você está pensando em contratar, descobrir exatamente o que eles oferecem e quanto eles cobram.

Como escolher o freelancer certo

Assim como contratar um funcionário permanente, convém entrevistar o seu candidato a freelancer antes de decidir se vai contratá-lo ou não.

O processo de entrevista pode ser um tanto diferente do que você faria para um funcionário permanente. Geralmente, o freelancer vai ser contratado para tarefas mais pontuais, na qual ele leva seu conhecimento ao seu negócio sem a necessidade de ter que ser treinado por sua empresa.

Você também pode pedir que concluam um trabalho menor para você em forma de teste, para que possa avaliar a qualidade do que eles produzem e o tempo que levam.

Em última análise, a pessoa certa dependerá de você, do seu projeto e do seu orçamento, e pode levar um pouco de tempo antes de você encontrar alguém que se encaixe bem.

As legalidades de contratar um freelancer

Depois de encontrar o freelancer certo, é importante que você providencie a documentação certa, que neste caso, é um contrato de prestação/contratação de serviços. Ter um contrato significa que você e o freelancer estão legalmente protegidos caso as coisas dêem errado a qualquer momento.

Supondo que você pague metade do custo do projeto adiantado, mas então o freelancer desaparece. Se você tiver um contrato, ele pode ser responsabilizados legalmente sendo obrigado a responder. Então é uma boa ideia certificar-se de que você tenha um assinado antes de qualquer trabalho começar ou o dinheiro mudar de mãos.

E você, já trabalhou com um freelancer? Acompanhe o conteúdo de nosso site paceiro, o SJS Web Design.



source https://guerrilhamkt.com.br/como-contratar-um-freelancer/

terça-feira, 13 de outubro de 2020

7 Motivos Para Ter Um Suporte Técnico Terceirizado

Atualmente, a procura pela terceirização de serviços gerais tem aumentado com expressividade no mercado global, considerando a relação equilibrada que desempenha entre custo e benefício, além de permitir que as empresas contratantes foquem mais em suas atividades principais, fortalecendo suas estratégias e otimizando seus recursos.

Esta realidade também se aplica aos serviços de suporte técnico, que não apenas oferecem vantagens comuns para todas as atividades terceirizadas, como também apresentam seus próprios pontos altos de acordo com as especificidades da área.

Leia mais: Trabalhar Online e Ganhar Comissão é Possível?

A seguir, você encontrará uma lista desses 7 benefícios que o suporte técnico terceirizado pode proporcionar, principalmente o suporte técnico realizado pela Pulsar.

Redução De Custo

A terceirização parcial ou completa da infraestrutura de TI garante um maior controle de custos da sua empresa, visto que não arcar com encargos trabalhistas de funcionários na área de TI deixará de ser uma necessidade, gerando a oportunidade de redirecionar os recursos para outras atividades.

Além disso, a verba desembolsada para fins de consultoria e serviços extras, em caso da ocorrência de algum problema, também poderão ser dispensados para outros tipos de investimentos.

Com a Pulsar TI você paga uma taxa mensal fixa e ainda conta com atualização tecnológica sem necessitar investir em treinamentos da sua equipe.

Proporção e Escala

Consideramos nossa forma de trabalho justa. Só para exemplificar, cobramos um valor mensal fixo de acordo com a quantidade de dispositivos instalados em sua rede e, com os serviços instalados neles, o valor de seu contrato mensal aumenta ou diminui de forma pré-determinada de acordo com o crescimento ou redução de seu ambiente. Dessa forma, é possível dimensionar suas despesas dependendo do desempenho dos negócios.

Atendimento Em Até 4 Horas Em Casos De Emergência

As perdas causadas por inatividade ou mau funcionamento de seus servidores ou ativos de rede podem causar grande prejuízo tanto no setor financeiro quanto no fluxo de trabalho. Com a Pulsar TI, sua empresa pode contar com a manutenção permanente de seus equipamentos, além de um acordo de nível de serviço (SLA).

Ainda mais, garantimos proteção de seus servidores contra ameaças internas e externas e desempenho monitorado continuamente a fim de garantir que não sofram nenhum tempo de inatividade.

Instalação De Software E Atualizações

A garantia de que o parque de máquinas esteja sempre com softwares atualizados é fundamental para qualquer negócio. Afinal, softwares desatualizados expõem sua empresa a riscos de segurança. O ritmo de avanço tecnológico está cada vez mais veloz e, a menos que seu empreendimento esteja inteirado e regularmente em contato com especialistas na indústria de software, dificilmente conhecerá o melhor software atual para utilizar em uma determinada atividade. O suporte da Pulsar TI proporciona essas respostas com conhecimento e experiência.

Recuperação De Desastres

Fazer o backup de informações importantes para seu negócio é imprescindível. A Pulsar TI configura e monitora essa prática diariamente. Falhas de Hardware, problemas de energia e até mesmo descuido ou má intenção de funcionários pode levar à perda de dados. Nossa equipe está apta a restaurar seus materiais de maneira mais rápida, garantindo a continuidade de seus negócios.

Segurança De Rede

Acessos internos e externos indevidos podem levar à perda de dados ou até mesmo roubo de informações, bem como crimes digitais cometidos através de máquinas de sua rede. Por isso, é preciso demandar uma atenção especial para sua segurança de rede. As soluções de segurança da Pulsar TI protegem as informações de sua empresa e contribuem para um ambiente digital saudável.

Consultoria

O tempo em que estamos inseridos no mercado contribui para o planejamento de investimentos na infraestrutura de sua empresa e na adoção das melhores práticas de TI disponíveis para o seu empreendimento. Nosso contrato de suporte técnico terceirizado garante até mesmo a intervenção e intermediação junto a fornecedores de software e hardware.

Leia Mais: Trabalhar na Internet Digitando

Se sua empresa utiliza uma rede de computadores, servidores e internet, certamente precisará de consultoria e suporte técnico terceirizado para os serviços de TI. A Pulsar TI assume sua infraestrutura e serviços de TI e Telecom, enquanto sua empresa foca esforços e recursos em seu negócio.



source https://guerrilhamkt.com.br/7-motivos-para-ter-um-suporte-tecnico-terceirizado/

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Como Otimizar o Instagram do seu Negócio?

Como otimizar o Instagram do seu negócio, atingir o maior número de público-alvo, converter vendas e aumentar os lucros? Confira as melhores estratégias, aqui neste artigo!

O peso do Instagram como rede social é inegável a cada dia que passa. Em junho do ano passado, esse aplicativo atingiu 1 bilhão de usuários, ou seja, um oitavo do planeta possui conta no Instagram. O mesmo acontece com o número de anunciantes, que também aumenta mês a mês (atualmente são calculados 2 milhões de anunciantes). É por isso que estar presente nesta rede é cada vez mais essencial.

Não desanime se você acha que o perfil da sua empresa não se encaixa no formato de “foto” do Instagram, como é o caso das empresas do segmento financeiro que oferecem serviços como carteira administrada, por exemplo.

Também foi difícil para muitas empresas começar a marcar presença e obter resultados nas redes sociais, porque o ponto forte de muitas estavam no Marketing Tradicional, ou, apenas um website na internet, mas as redes sociais tem um potencial enorme que revolucionaram a forma como se atingi o público-alvo e método de oferecer produtos e serviços.

É por isso que neste post vamos dar a você as chaves para atingir seu público-alvo do Instagram e conquistar as vendas desejadas.

Como Otimizar o Instagram do seu Negócio

Como Otimizar o Instagram do seu Negócio

1. TRANSFORME SUA CONTA PESSOAL EM EMPRESARIAL

Isso é algo bastante óbvio mas você encontrará mais de um perfil de empresa que ainda tem sua conta no formato “usuário”, algo que restringe muito as possibilidades de uso (você não pode adicionar o e-mail, meios de comunicação para o cliente entrar em contato, nem ter dados estatísticos, etc.).

Basta clicar nas 3 linhas que aparecem no canto superior direito da sua conta, depois nas configurações e por último na opção “mudar para conta empresarial / mudar para conta pessoal”.

Assim que tiver o perfil da sua empresa instalado e funcionando, você poderá examinar as estatísticas da sua conta, tanto globais (idade e sexo dos seguidores, país de origem, etc.) até segmentadas por publicações (quais tiveram melhor desempenho, mais curtidas, mais visitas ao perfil, etc). Você também pode adicionar um CTA ou link, onde pode dar a opção de “ligar”, “enviar e-mail” ou “obter instruções” para chegar ao site específico.

2. VIVA A HASHTAG:

É possível dobrar o número de curtidas nas fotos do perfil de sua empresa, desde que use hashtags nelas. Como encontrar hashtags úteis para o seu negócio? Comece com algo global, clique na hashtag de perfis empresariais e veja quais são usadas pela concorrência; em seguida, adicione-os às suas postagens. Muitos usuários as usam para pesquisar conteúdo específico, portanto, não os subestime. Você também pode criar sua própria hashtag de marca para identificar todas as suas publicações e, aos poucos, tornar seu perfil e marca conhecidos.

3. VENDA NO INSTAGRAM

No momento, o gasto que você pode fazer com publicidade no Instagram com bons resultados ainda é bastante baixo, por isso aconselhamos que experimente. Mas, como no Facebook, o ideal é que você não clique diretamente no botão “promover”, pois o público e outras opções serão muito limitados.

É aconselhável que você acesse https://www.facebook.com/ads/manager / e trabalhe a partir daqui, onde poderá criar campanhas aproveitando a ótima segmentação que o Facebook oferece. Obviamente, a primeira coisa que você deve fazer é vincular sua conta do Instagram à do Facebook.

4. USE O INSTAGRAM SHOPPING

Se o seu negócio é focado na venda de serviços, você pode pular esta etapa. Caso contrário, este formato será ideal para você. As publicações funcionam de forma idêntica, ou seja, organicamente, com a diferença de que, ao tocar na publicação, o usuário verá os produtos rotulados, com seus preços.

Para usar esta função, você deve ter um catálogo de produtos carregado no Facebook e, portanto, um site oficial onde você vende produtos físicos.

5. CONTATE PESSOAS INFLUENTES

Muitas vezes, quando alguém pensa em um influenciador, imagina alguém muito famoso que está fora do seu orçamento. Mas, onde as vendas são realmente alcançadas é graças a micro influenciadores, pessoas que podem não ultrapassar 10.000 seguidores, mas 8.000 deles são totalmente leais a eles, veem todas as suas imagens e histórias e as seguem até o fim do mundo.

Fazê-los falar sobre o seu produto será mais fácil (e mais barato) e você obterá impactos de maior qualidade. Também alertamos para ter cuidado com os micros influenciadores que algumas páginas de conteúdo oferecem: eles têm muitos seguidores e é por isso que os sugerem para promover o seu negócio, mas na realidade esses seguidores não prestam atenção na pessoa ou são comprados, ou seja, não gera engajamento.

6. CALENDÁRIO EDITORIAL, SUA MELHOR EMPRESA

O planejamento de conteúdo nas redes sociais é importante e o Instagram não é exceção. Tenha sempre em mãos um conjunto de publicações que podem ajudá-lo a sair de problemas se outros falharem e use calendários para organizar suas postagens de conteúdo com base em datas importantes (por exemplo, Dia dos Namorados, Halloween, Vendas, Dia do Câncer, etc., os que mais se adequam ao seu negócio).

Como Otimizar o Instagram do seu Negócio fácil

IDEIAS EXTRA

Acostume-se com uma coisa: embora você possa visualizar sua conta do Instagram em seu computador, a maioria das funções só está disponível em seu celular. Portanto, esta será sua principal ferramenta de trabalho no que diz respeito ao Instagram.

Vou lhe contar alguns dos truques para facilitar esse processo:

-Crie um grupo de WhatsApp em que só você pode transferir as imagens do seu computador para o seu celular: é muito simples. Você cria um grupo com você e outra pessoa, pede à outra pessoa para sair do grupo e você fica sozinho. A partir daí você pode enviar todas as informações de que precisa do seu celular para o seu computador e vice-versa. Você pode ter sua equipe de marketing no grupo, se desejar.

Use Link Tree: Link Tree é um programa muito básico, mas apropriado: ele permite que você tenha vários links diferentes dentro de um. Isso é muito útil para contas com menos de 10.000 seguidores, que são aquelas que não têm permissão para criar links em histórias do Instagram.

Agora que sabe as dicas para otimizar o Instagram de sua empresa, aplique as mesmas e prepare-se para ótimos resultados.



source https://guerrilhamkt.com.br/como-otimizar-o-instagram-do-seu-negocio/

terça-feira, 6 de outubro de 2020

6 Dicas para Ganhar Mais Seguidores no Instagram da Empresa

Não basta que seu negócio seja apenas no Instagram. Para que sua conta valha seu tempo e esforço, você precisa usá-la bem e envolver seus fãs.

Mas para ter um envolvimento efetivo no Insta, você deve primeiro ter fãs.

Aumentar o número de fãs no Insta leva tempo, mas com estratégia e esforço consistentes, a popular plataforma de compartilhamento de fotos pode se tornar uma ótima adição ao conjunto de ferramentas de mídia social da sua empresa.

Como citado acima, aumentar seus fãs no IG leva tempo, claro, você pode comprar seguidores instagram com diversas empresas pela internet, assim como essas cinco dicas iram te ajudar aumentar seus fãs no Instagram.

Compartilhe conteúdo de qualidade de forma consistente

A princípio, a melhor coisa sobre nosso mundo atual de acessibilidade de smartphones é que você não precisa ser um fotógrafo profissional com uma câmera de R$ 5.000 para tirar uma foto incrível.

Mas só porque o seu celular tira fotos de alta qualidade não significa que você não precisa gastar alguns minutos para que suas fotos pareçam profissionais e atraentes.

Em primeiro lugar, confira nossa lista de ferramentas úteis para edição básica de fotos ou use um aplicativo como o Instasize. Não se empolgue, às vezes tudo que você precisa é um ligeiro aumento no contraste e na exposição.

Quando você compartilha ótimas fotos e vídeos, você se diferencia das empresas que compartilham fotos de baixa qualidade que foram tiradas e carregadas rapidamente.

Verifique as hashtags em seu mercado

Na verdade, são bastante interessantes como as comunidades são formadas no IG em torno de interesses compartilhados.

Antes de mais nada, ao explorar hashtags relevantes, você pode aumentar sua comunidade Insta ao longo do tempo criando conexões dentro do aplicativo.

Primeiramente, siga os relatos de outras pessoas em seu setor, incluindo líderes do setor, empresas semelhantes que não são seus concorrentes diretos ou usuários que mostraram interesse em seu tipo de conteúdo com base em quem eles seguem. E, claro, você segue as pessoas que se adéquam ao seu público-alvo ou compradores.

Essas contas irão segui-lo com freqüência. E o mais importante, se você se comprometer com eles, eles provavelmente vão pagar de volta.

Faça um concurso com outra conta.

Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa!

Em parceria com outra empresa em seu mesmo nicho, vocês dois podem oferecer um sorteio que exige que os usuários sigam suas contas para participar.

A idéia aqui é que, se você tiver buyer personas semelhantes, ambos obterão fãs de qualidade.

Utilize o recurso IGTV

IGTV é um aplicativo de vídeo independente criado pelo IG que também funciona como um recurso no aplicativo Instagram. IGTV permite aos usuários compartilhar vídeos com limites de tempo entre 15 segundos e 10 minutos. O limite para usuários de alto valor vai até 60 minutos.

IGTV é uma ótima plataforma para marcas hospedarem conteúdo de vídeo por mais tempo do que os limites estabelecidos pelo IG. As marcas estão aproveitando os recursos da IGTV de várias maneiras e você pode se inspirar para implementá-los em sua estratégia.

Exemplo:
Crie tutoriais em vídeo dos recursos de seu produto, crie um podcast de vídeo com intervalos de tempo menores, hospede uma sessão de perguntas e respostas com seus fãs ou compartilhe conteúdo gerado pelo usuário por conta própria O perfil ajudará a gerar confiança e compromisso em sua comunidade.

Obtenha influenciadores do Instagram

Em primeiro lugar, os influenciadores do IG são usuários que construíram uma comunidade na plataforma, compartilhando conteúdo relevante que ressoa com seu público. Eles podem influenciar a decisão do seu público sobre uma ideia, produto ou marca em seu nicho. O marketing influenciador do Insta é um modelo muito atraente que as marcas estão usando cada vez mais para atingir grupos-alvo de usuários que são seu público ideal.

As marcas estão investindo cada vez mais em campanhas de influenciadores do Insta, com relatórios sugerindo que o Insta está no topo da lista dos canais de mídia social mais importantes e impactantes para o marketing de influenciadores.

Promova sua conta

Não negligencie o Insta quando se trata de promover suas contas de mídia social em seu conteúdo e materiais de branding.

Você provavelmente inclui sua conta do Facebook em tudo porque todo mundo está no Facebook desde sempre, mas o Insta é agora a rede social mais popular para adolescentes no Brasil e tem melhores estatísticas em termos de envolvimento e compartilhamento de conteúdo em todo o quadro.



source https://guerrilhamkt.com.br/6-dicas-para-ganhar-mais-seguidores-no-instagram-da-empresa/

Persona: o que é e qual sua importância para bons resultados no digital?

Você sabe o que é persona? Se está à procura de uma boa estratégia de marketing digital, então este conceito deve estar bem claro na sua cabeça.

Persona é a representação fictícia do cliente ideal da sua marca, como um personagem. Essa pessoa deve ser criada com dados pessoais e comportamentais reais. Ou seja, são informações como idade, gênero, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios, rotina, preocupações, entre outros fatores.

Este recurso é responsável por estratégias mais certeiras, direcionadas ao público certo, alinhadas ao perfil, interesses e à jornada de compra dos possíveis clientes da marca.

É recomendado que toda empresa que quer atuar no mundo digital tenha uma persona bem definida para conseguir bons resultados nas campanhas online.

Então, para te ajudar a vender mais, este conteúdo explicará o que é persona, quais suas vantagens e como montar uma de forma fácil e eficiente.

O que é persona?

Também conhecido como buyer persona e avatar, a persona é um personagem fictício que representa o cliente de uma empresa. Desta forma, é possível criar uma estratégia de marketing de conteúdo de acordo com suas características, como desafios, gostos, preferências etc.

Com esses dados em mente, será uma campanha muito mais eficaz, porque com uma pessoa em mente, que tem dúvidas, preferências e necessidades reais, criar estratégias para atingi-la se torna mais fácil.

Para que serve ?

Como você viu, é um recurso bastante usado no Marketing Digital porque é muito eficiente. Mas para que serve a persona de fato?

Criar o avatar é uma ótima opção para se aprofundar o conhecimento sobre o público, entendendo suas necessidades. Com esse recurso, é possível identificar o valor que sua marca tem na vida das pessoas, ou seja, o motivo que as levam procurar pela empresa.

Com a persona, dá para entender quais os canais que seus leads mais usam para se informar, se divertir, falar com os amigos, interagir com empresas, entre outras atividades.

Sabendo disso, são nestes canais que sua empresa deve estar presente. Só assim, será possível se comunicar com as pessoas que podem consumir seus produtos ou serviços.

Leia Mais: Como Trabalhar na Internet Digitando

Usando a persona também, descobrir qual linguagem usar nos conteúdos é muito mais fácil. Por exemplo, se seu cliente é mais formal, não adianta usar um tom de voz informal.

Outro fator bastante que pode ser definido pela criação do avatar é o user experience. Isso porque, é possível entender como o usuário utilizaria o site, por onde ele chega, como navega, qual conteúdo o prende sua atenção por mais tempo, entre outros fatores.

Como montar uma persona?

Agora que já sabe o que é persona e as vantagens em adotar esse recurso nas estratégias de marketing digital do seu negócio, é hora de saber como montá-la. É normal que as pessoas se sintam perdidas nessa parte, mas vamos te ajudar!

É mais simples do que parece, porque você se orientará pelo perfil dos clientes típicos que você já tem na sua empresa. Ou seja, tenha em mente a base dos consumidores da sua marca.

Se atente para responder algumas questões comportamentais em comum entre essas pessoas. Essas informações vão ajudar a definir o perfil comportamental e pessoal para o seu avatar.

Veja a seguir algumas das perguntas que você deve se fazer no processo de criação do avatar da sua empresa:

  • Qual é a idade desse personagem?;
  • Gênero?;
  • Em qual região ele (a) mora?;
  • Onde e como trabalha?;
  • Cite algumas características físicas e psicológicas – que alterem a jornada de compra;
  • Qual assunto ele (a) acha interessante dentro do segmento da sua empresa?;
  • Entenda as atividades mais comuns que ele(a) faz, como de lazer ou mesmo profissional;
  • Qual seu nível de instrução e escolaridade?;
  • Quais são os desafios no dia a dia?;
  • Entenda as motivações desse personagem;
  • Quais veículos mais usa para entretenimento e informação? Como redes sociais, televisão, entre outros;
  • Veja quais são seus objetivos e dores, entre outras características;
  • Como é sua rotina?

Pontos importantes a se destacar é em relação aos hábitos de compra, como:

  • Quais marcas do seu segmento essa pessoa costuma usar?;
  • Como ela(e) se informar sobre marcas e produtos?;
  • Onde costuma comprar?;
  • O que influencia na sua decisão de compra? (recomendações, por exemplo);
  • Em quais os leads usam para interagir com marcas?


source https://guerrilhamkt.com.br/persona/

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Contabilidade para Restaurantes: como se organizar

Normalmente, os empreendedores do segmento alimentício se preocupam com estoque, marketing, cardápio e fluxo de clientes. No entanto, muitos negligenciam a contabilidade para restaurantes, sem pensar muito sobre o assunto.

Apesar disso ser muito comum no setor alimentício, existem muitas empresas de outros segmentos que também negligenciam suas responsabilidades contábeis. Uma prova disso é que 50% de todos os negócios no Brasil vão à falência em 4 anos de atividade. Talvez o fato de que, na média, cada empresa brasileira gasta 2000 horas por ano com impostos e contabilidade tenha algo a ver com isso?

Seja como for, se você quer ver o seu negócio prosperar, é importante entender como trabalhar a contabilidade para restaurantes. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!

Entenda como a contabilidade para restaurantes trabalha cada tipo de venda

Normalmente, quando vivemos o dia a dia de um restaurante, certos eventos são absolutamente orgânicos. Imagine uma lanchonete, por exemplo, especializada em hambúrgueres e outros tipos de lanches, como mistos quentes, hot dogs e mais.

Agora suponha que ela venda combos com o lanche mais uma porção de batatas e uma cerveja, além de vender por aplicativos de delivery como o Rappi Restaurantes.

Parece absolutamente normal e sem nada que seja extraordinário, correto? Entretanto, para a legislação e para a contabilidade, essas ações são diferentes.

Vender um lanche é uma coisa, vender álcool (ou refrigerante por conta) é outra coisa e vender via delivery é uma terceira coisa ainda. Pode parecer contraproducente, mas é assim que funciona.

Tendo isso em mente, é importante que o negócio possa trabalhar a contabilidade para restaurantes do jeito certo, registrando cada tipo de venda, cada produto e declarando as vendas do jeito correto para evitar multas e problemas.

Escolha o regime tributário mais adequado para o seu empreendimento

O Brasil conta com 5 regimes tributários principais; 3 deles são gerais, para qualquer empresa, e 2 são para casos bem específicos. No caso de restaurantes, esses dois regimes (o MEI e o Inova Simples) não costumam ser aplicados.

Por isso, nos resta o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Dependendo do tamanho do seu empreendimento e da quantidade de pessoas atendidas diariamente, o Simples Nacional pode ser a melhor opção, mas pode não ser o suficiente por causa das suas restrições (o faturamento anual máximo só pode ser de R$4,6 milhões). Um restaurante que fature mais de R$13 mil por dia, por exemplo, já não pode usá-lo.

Assim, é importante estudar as regras de cada sistema, especialmente o Lucro Presumido e o Lucro Real, e estudar cada detalhe deles para fazer simulações e entender qual é o mais lucrativo.

Às vezes, a diferença entre eles pode ser de 2%, 5% ou até mesmo 7%, o que pode representar alguns milhares de reais a mais.

Aposte na contabilidade terceirizada como solução para o seu restaurante

Se o seu restaurante está começando, é normal que você tenha de acumular funções. Afinal, um empreendimento no início tem o chef cuidando de basicamente tudo, inclusive a parte administrativa.

No entanto, quanto mais tempo se perde com a parte administrativa e contábil, mesmo tempo há disponível para trabalhar com a elaboração de um cardápio, a prática dos pratos e aprender ou testar novas receitas.

Por isso, o ideal é contratar uma contabilidade terceirizada. Na prática, apesar de parecer um custo a mais, é na verdade um investimento para permitir maior produtividade.

Com ela, dá para investir mais tempo em marketing e em novos produtos, garantindo assim mais lucratividade para o seu restaurante.

Escolha um escritório que investe em tecnologia para lidar com a sua demanda

Quando for escolher um escritório de contabilidade para o seu negócio, lembre-se de buscar um que invista em tecnologia e, especialmente, contabilidade digital, para o trabalho.

Isso é necessário porque um escritório de contabilidade digital costuma otimizar as tarefas usando tecnologias como a Inteligência Artificial, computação em nuvem e outras. Na prática, isso faz com que eles possam escalar as atividades, reduzir erros e atender mais clientes em menos tempo. Resumindo: são mais competitivos e eficientes.

Explore os benefícios fiscais disponíveis no seu segmento e região

Por fim, lembre-se de buscar os benefícios fiscais disponíveis para o seu segmento e sua região. Peça para o seu contador analisar como conseguir isenções fiscais e outros benefícios.

Afinal, esse tipo de prática pode poupar uma boa quantidade de dinheiro que pode ser investida em novas máquinas, mais profissionais ou melhores ingredientes para os seus pratos.

Pronto! Com essas dicas de contabilidade para restaurantes, você não terá tantas dificuldades na área contábil e conseguirá tornar as finanças do seu empreendimento em algo mais sólida. Essa base mais estruturada permitirá que a sua empresa prospere e consiga alcançar melhores resultados no futuro.

E aí, gostou das nossas dicas? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!



source https://guerrilhamkt.com.br/contabilidade-para-restaurantes-como-se-organizar/